Até os membros mais velhos da Geração Alpha (nascidos entre o início dos anos 2010 e 2024) são mais novos que o iPad. Para essa turma que já nasceu digital, o YouTube é o point da galera, mas outras paradas como plataformas de streaming e até mesmo podcasts também estão bombando.
Surpresa! Podcasts e TV tradicional são dois dos lugares favoritos da Geração Alpha pra consumir conteúdo.
Nos EUA, crianças com menos de 12 anos passam mais tempo ligadas na TV tradicional do que qualquer outro grupo abaixo dos 35 anos. Eles vão gastar em média 1 hora e 17 minutos por dia assistindo TV antiga neste ano, de acordo com nossa previsão de fevereiro de 2024.
Pode ser porque outras plataformas, como o TikTok, só aceitam cadastro de gente com 13 anos ou mais, então as crianças tão voltando pro bom e velho “quadrado mágico”, ou porque estão assistindo junto com os pais ou avós. Mas não pense que essa turma vai ficar só nisso não. O tempo gasto na TV tá diminuindo enquanto o tempo gasto em serviços de streaming por assinatura e em vídeo digital só aumenta.
As crianças também estão ligadas em podcasts. A galera entre 8 e 15 anos que escuta podcasts aumentou 13% em relação ao ano passado, atingindo 26% no primeiro trimestre de 2022, segundo dados da GWI.
A Geração Alpha está consumindo conteúdo onde a gente espera mesmo. A penetração de vídeo digital nos EUA (59,6%) e a penetração de uso de TV conectada (47,3%) são menores para crianças com menos de 12 anos do que para qualquer outro grupo abaixo dos 65 anos, mas isso é porque muitos membros dessa turma ainda nem chegaram na escola.
Aqui estão algumas mídias onde a Geração Alpha curte ficar.
YouTube
Entre os espectadores de vídeo digital dos EUA com menos de 12 anos, 97,3% estarão no YouTube este ano, de acordo com nossa previsão de fevereiro de 2024. O YouTube foi eleito a marca mais maneira pela Geração Alpha em 2023, segundo a empresa de pesquisa Beano Brain, de acordo com a SGB Media.
Netflix
A Netflix vai ser usada por 61,4% dos espectadores de vídeo digital dos EUA com menos de 12 anos este ano, de acordo com nossa previsão de fevereiro de 2024. Isso é bem menos que o YouTube em termos de alcance.
Disney+
Entre os espectadores de vídeo digital dos EUA com menos de 12 anos, 47,1% vão ser usuários da Disney+ este ano, de acordo com nossa previsão de fevereiro de 2024.
TikTok
O TikTok parece feito sob medida pros jovens, mas como a plataforma tem uma idade mínima de 13 anos, apenas 21,5% dos usuários móveis da Geração Alpha vão estar na plataforma em 2024, de acordo com nossa previsão de maio de 2023.
Jogos
A gente não tem dados sobre idade pra jogos, mas os membros da Geração Alpha provavelmente estão se divertindo em jogos como Minecraft, Roblox e Fortnite, onde as atividades mais comuns são explorar, construir e criar, segundo a GWI.
Bora ficar de olho na Alpha e seus meios de consumo!
