Você acha que já teve dias improdutivos? Então segura essa: no Brasil, 24% dos jovens entre 25 e 34 anos não trabalham e nem estudam. Sim, são os chamados “nem-nem”. É quase como se estivessem jogando o modo offline da vida. E antes que você pense que isso é um fenômeno novo, a taxa até caiu um pouco nos últimos anos, mas o número ainda é altíssimo, segundo o estudo Education at a Glance 2024.
Nem-trabalho, nem-escola, mas muito desafio
Imagina quase 1 em cada 4 jovens do país na faixa dos 25 aos 34 anos sem colocar os pés no trabalho ou na escola.
Nos países da OCDE (clube dos países ricos que a gente ainda não faz parte), a média de jovens que não trabalham e não estudam é de 13,8%. E aqui, temos o dobro! Parece que enquanto os países desenvolvidos já estão disputando as Olimpíadas da produtividade, a gente ainda está na fase de aquecimento.
E a solução?
Os especialistas concordam: é hora de investir pesado na educação básica e técnica. Fortalecer o ensino profissionalizante, garantir mais horas de aula e, quem sabe, até levar o ensino integral mais a sério, são alguns dos caminhos para mudar esse cenário.
E para aqueles que acham que a solução vem do “copia e cola” de modelos de países como Finlândia e Alemanha, a gente avisa: aqui, só 10% dos estudantes fazem cursos técnicos, enquanto lá os números chegam a 68%. Ou seja, ainda tem muito chão para a gente percorrer.
Educação privada versus pública
A pesquisa também destaca a diferença gritante entre o ensino público e privado no Brasil. Enquanto a maioria dos brasileiros se forma em universidades privadas (81%), nos países da OCDE a realidade é inversa, com 63% dos estudantes graduando em instituições públicas. Ah, e sobre mobilidade internacional? No Brasil, o índice é praticamente 0%. Já nos países da OCDE, a internacionalização está em alta.
CTA:
🔔💬 Quer entender como podemos ajudar os jovens “nem-nem” a encontrar o seu caminho no Brasil? Acesse storymode.com.br e descubra nossas soluções criativas e educativas que podem fazer a diferença! 🌐✨
#StoryModeBr #JovensNemNem #EconomiaCriativa #EducaçãoCriativa #GeraçãoZ #InovaçãoNaEducação #FuturoDoTrabalho #StoryMode #CriatividadeEmAção #SoluçõesEducativas
P.S.: Se você ainda está aqui, parabéns! Isso mostra que você tem mais perseverança do que tentar convencer um jovem a largar o TikTok para estudar. Eu sou o Guedes (@epicguedes para os íntimos), e estou aqui para te mostrar que o futuro da educação e do trabalho pode ser transformado. Aqui, compartilho insights criativos e irreverentes sobre educação e economia digital. Quer fazer parte dessa revolução? Assine minha newsletter, visite meu blog e me siga no Instagram para mais conteúdos e ideias geniais. Vamos juntos criar o futuro! 🚀✨
