crise. crISE.CRISE.
Já reparou que cada vez que lemos essa palavra, ela CRESCE e já não sai mais da cabeça de TODO brasileiro.
Parece um mantra maligno: Quanto mais falamos dela, mais as coisas parecem estar ruins…E a mídia não ajuda. O facebook não ajuda. Os amigos não ajudam. Parece que o ser humano gosta de divulgar desgraça! ☹
Claro que não quero aqui fazer qualquer tipo de treinamento psico-místico de auto-ajuda (do tipo “o segredo”) dizendo que temos que falar que está tudo bem, tudo bom e sair cantarolando no elevador. Não! longe disso. A coisa tá feia mesmo: turbulência econômica aliada a turbulência política, resultado:crise exponenciada.
O que eu realmente quero passar é: sim, estamos em crise, e sim, infelizmente, é normal.
Oi???
Se repararmos historicamente a economia funciona em ciclos, altos e baixos. Quando as coisas parecem estar se acomodando, vem algo pra sacudir, e colocar as coisas no lugar de novo. Ou em novo lugar.
Os especialistas preveem a retomada em 2017… ou seja, teremos 3 anos complicados pela frente…. E AGORA?
Agora, primeira coisa: ACEITAR.
Sim estamos em crise, vai demorar.
Respire fundo.
Segunda coisa: PENSAR EM COMO SOBREVIVER.
Lamentar não vai resolver nada, mas PLANEJAR ajuda bastante.
Respire de novo.
Terceiro: AGIR.
Sentar e chorar não gera receita.
Agora pode soltar o ar!
MAS COMO GERAR RECEITA NA CRISE?
Eu faço uma sugestão HISTÓRICA: I N O V A N D O
Os grandes saltos da história humana aconteceram nas crises, pois certas pessoas simplesmente não aceitam não crescer, e vão lá e criam coisas novas, soluções inovadoras, e formas de se continuar em frente em meio às crises, guerras, depressões. O ser-humano é fantástico!
Eu poderia citar mais de uma centena de exemplos, desde DARWIN (“sobrevive aquele que melhor se adapta — a sobrevivência do mais apto”) até casos de grandes invenções nas guerras, passando por revoluções economicas, culturais, sociais, etc, todas ocorridas durante CRISES, mas deixo apenas o mais básico: “como pensar fora da caixa?”
Se ninguém quer gastar, se não há crédito na praça, se o mercado vai encolher, o que eu posso fazer?
Dica: SER CRIATIVO E INOVAR.
Tenta fazer algo que nunca fez.
Tente fazer algo que os concorrentes não estão fazendo.
Coloque-se na posição do SEU CLIENTE e pergunte: se eu fosse meu próprio cliente na crise, o que iria me encantar a investir meus parcos reais na minha empresa?
Num país de proporçoes continentais como o Brasil, é quase impossível não se achar formas de gerar dinheiro, seja com o mercado interno, seja com o mercado externo… Reparou todo mundo reclamando que o dólar subiu? E se você exportar seus produtos em DOLAR, você também vai reclamar que ir pra Disney ficou caro?
O mercado está em movimento, e diz-se no oriente que crise é oportunidade.
Busque formas INOVADORAS de se destacar na crise, e transforme esse limão amargo em uma deliciosa limonada. [Se existe gente ganhando e gastando dinheiro, então existem oportunidades.]
Dedique um tempinho para PENSAR em várias opções, escolha a MAIS SIMPLES e MENOS ONEROSA de se implementar, e FAÇA.
Pare de reclamar e FAÇA.
Em tempos de crise, há os que choram, e há os que vendem lenço. De que lado você está?
Vamos em frente pois o jogo está só começando!
Forte abraço e até a próxima!