Como foi a Rio Money Fair 2017?

Dias atrás, a Rio Money Fair – A Feira do Dinheiro deixou de ser um sonho, apenas um projeto do Instituto IBMEC, e transformou-se num evento bem-sucedido e que passa a fazer parte do calendário da cidade. Da participação do público à relevância do time de palestrantes, dos debates à infraestrutura de apoio, tudo correu (muito) bem conforme o planejado. Queremos mais, porém. A ideia agora é fazer a Brasil Money Fair. Vamos fazer. E, não tenho a menor dúvida, será igualmente exitosa.

O sucesso da RMF é evidente (pelas imagens) e incontestável: respondida por mais de 20% do total de participantes, a pesquisa pós-evento revelou que:

  • 95,8% da amostra afirmou que o modelo adotado pela Rio Money Fair foi “bom” ou “excelente”.
  • Em relação à qualidade dos palestrantes, 94,4%dos participantes que responderam o questionário avaliaram como “boa” ou “excelente”.
  • A grade e o conteúdo das palestras receberam igualmente avaliação positiva, com 47,2% (“bom”) e 45,8% (“excelente”) das respostas.
  • A infraestrutura montada na Bolsa do Rio também foi aprovada por 58,3%(“excelente”) e 37,5% (“bom”) dos respondentes.

De fato, o evento produziu um conteúdo riquíssimo a partir das apresentações (todas disponíveis aqui) e debates. Em pauta, temas como “Opções de Investimento e Perspectivas Econômicas para o Segundo Semestre de 2017”, “Educação no Mercado Financeiro”, “Infraestrutura e Logística”, “Rumos do Empreendedorismo: Inovação, Tecnologia e Exportação”, “Fintech”, “Empreendedorismo: Inovação, Tecnologia e Exportação” e “Rio: Polo de Seguros e Resseguros da América Latina”.

“Durante algum tempo, teremos alguns indicadores mistos. É característico do tipo de recuperação que estamos tendo. Em si, já é uma boa notícia, porque até algum tempo atrás, só tínhamos números negativos. Agora, vamos ter uma fase em que alguns números sairão negativos, outros positivos”, disse o ministro do Planejamento, Desenvolvimento e Gestão, Dyogo Henrique de Oliveira, pouco antes de sua palestra na Rio Money Fair.

Durante o evento, o presidente do Sebrae, Guilherme Afif Domingos, fez o anúncio de que a entidade vai destinar R$ 45 milhões para Fundos de Investimento em Participação (FIP) voltados para empresas inovadoras. “Estamos trabalhando para melhorar o ambiente de negócios no Brasil, que é hostil para os empreendedores”, declarou Afif.

Já o presidente da Confederação Nacional das Seguradoras (CNseg), Marcio Coriolano, destacou a resiliência do mercado segurador em meio à crise e comentou estatísticas de crescimento na sua apresentação. “O mercado, que cresceu 10,3% em termos nominais em 2015, avançou 9,3% em 2016, uma desaceleração de apenas um ponto percentual, em um ano crítico para o País”, lembrou ele.

“O mercado de capitais é extremamente importante para o desenvolvimento de quase todos os setores, incluindo a agricultura. Hoje, temos várias empresas do agronegócio de capital aberto, nas áreas de grãos, florestamento, carnes, etc. O investidor pode comprar uma ação de uma empresa do agronegócio e aplicar, por exemplo, na produção de grãos, celulose ou frango. Ele pode ser um ‘fazendeiro de papel’, ao adquirir uma carteira diversificada do agro”, resumiu Antonio Alvarenga, presidente da Sociedade Nacional de Agricultura (SNA), e também palestrante.

O resultado desse encontro dos participantes – investidores individuais e institucionais, pequenos, médios e grandes empresários, bancos privados e de desenvolvimento – com interlocutores dos setores público e privado, todos de indiscutível projeção e relevo, foi resumido por alguns dos principais veículos da Grande Mídia, como na entrevista que concedi à GloboNews (clique para assistir) e na cobertura do evento (acesse o clipping aqui).

Para mim, foi e é especialmente gratificante dividir com cada um de vocês essa conquista. Uma conquista sua, minha, nossa – do Instituto IBMEC, do Rio de Janeiro e do Brasil. E, em particular, do Mercado de Capitais. Como afirmei no discurso de abertura da Rio Money Fair (leia a íntegra aqui).

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s