COMO ESTABELECER METAS PARA A EQUIPE?

como estabelecer metas para equipe

Quando o triatlo começa com a natação, os atletas correm para o mar de uma vez só, levando areia e deixando a água – que antes estava limpinha –toda barrenta. O processo de aprender como estabelecer metas para equipe muitas vezes é assim: na correria e desorganizado.

objetivos e metas de uma empresa

Apesar de ser ótima para o esporte, a abordagem da Nike pode não ser a melhor na hora de mostrar como atingir metas na empresa. Fonte

Para alguns membros da equipe, estabelecer e acompanhar metas dá tanto medo quanto o filme Bird Box. Olhar para o futuro e imaginar um ponto final é arriscado (e pode parecer impossível), então eles vão de ilha em ilha no meio do caminho, procurando um lugar seguro que sinalize que os desafios do momento acabaram.

como atingir metas na empresa

Estabelecer e trabalhar para alcançar uma meta não deveria ser como essas 2 situações. A finalidade, ao estabelecer os objetivos e metas de uma empresa com clareza, é traçar o caminho, identificar marcos de sucesso (que trazem um senso de propósito) e desenvolver um plano para as tarefas mais importantes.

Pois é, as metas no trabalho em equipe devem servir para motivar e concentrar os esforços do time para que as distrações sejam mínimas e que todos contribuam ao máximo.

É possível acabar com a parte de estabelecer metas e de acompanhamento que só geram perda de tempo? Achamos que sim, e acreditamos que isso começa com 3 premissas sobre como estabelecer metas para a equipe:

  1. Tem que ser colaborativo.
  2. Tem que ser fácil de atualizar.
  3. Tem que ser do jeito da equipe.

Não achamos que exista uma maneira superior a outras de como estabelecer metas para a equipe (por isso o item 3!). No entanto, esses 3 princípios são essenciais para que o processo seja uma reflexão do trabalho em equipe em que todos têm participação nos resultados e se sentem individualmente valorizados e motivados ao alcançarem esses objetivos em comum.

Também criamos um fluxo de trabalho no Trello que você pode copiar e customizar para integrar esses princípios da próxima vez que começar a estabelecer metas em equipe. Então, vamos aprender como definir metas no trabalho que sejam claras, mensuráveis e que ajudem você a produzir e a realizar mais todos os dias.🎉

1. Entenda como estabelecer metas para sua equipe é útil

Estabelecer e acompanhar metas é trabalhoso porque a tarefa pode parecer uma ordem, sem uma razão de ser. É algo que precisa ser feito para mostrar aos chefes que o trabalho está sendo feito. Porém, a coisa é muito maior que isso!

Aqui estão alguns fatores de motivação e produtividade para a gente entrar no espírito e aprender como estabelecer metas para a equipe:

  • A meta é o resultado final, mas o processo em direção à meta é onde está o valor do trabalho em equipe. O acompanhamento do progresso e das conquistas graduais que acontecem em cada fase do trabalho em equipe nos traz motivação e ânimo — especialmente quando a meta final está a meses de distância. Alcançar metas menores (conforme descrito aqui na psicologia do checklist) ativa o centro de recompensas no cérebro e libera dopamina. Quando isso se torna uma experiência compartilhada através do acompanhamento do processo, a equipe inteira se beneficia de se sentir bem com o avanço.
  • Metas compartilhadas na equipe e na organização comunicam oficialmente no que o time está trabalhando. Elas mantêm as prioridades claras e, além do mais, podem ser usadas como critério para dizer “não” no trabalho para pedidos que podem distrair do foco.
  • O ato de estabelecer e acompanhar metas fomenta um espírito de equipe quando acontece regularmente. De acordo com um estudo realizado em conjunto pelo projeto The Energy Project e a Harvard Business Review, as pessoas que conseguiram efetivamente priorizar seu trabalho relataram estar 48% mais engajadas e 89% mais propensas a continuar na mesma equipe.

TÁ GOSTANDO?
LEIA MAIS: https://blog.trello.com/br/como-estabelecer-metas-equipe

Marcado como: