1. Ouça sua equipe para o desenvolvimento de liderança
Escutar é uma ferramenta fundamental de gestão. Fazendo isto, o líder se aproxima mais das demandas da equipe e entende quais pessoas exercem bons papéis em cada situação.
Ao gestor que busca o desenvolvimento de liderança, ouvir é tão fundamental quanto é para um líder. É imprescindível observar quem tem características de liderança e quem a exerce melhor em uma equipe: alguém que é muito bom para um determinado grupo, pode não se adaptar em outro. Por isso, ouvir a equipe é fundamental.
2. Invista em um bom setor de Recursos Humanos
O desenvolvimento de lideranças ou manutenção dos altos potenciais está relacionado à habilidade do profissional de RH de buscar, entender e capacitar os recursos que beneficiem o grupo de líderes.
As diversas formas do RH de estimular a desenvolver a capacidade de lidar com as adversidades, é uma característica fundamental em qualquer líder.
3. Dê feedback
O desenvolvimento de liderança perpassa ensinar os membros de uma equipe a trabalhar com seus potenciais.
Mostrar a cada um o que é positivo ou negativo em sua atuação profissional, além de dar diretrizes sobre como melhorar em sua função dentro da equipe é o primeiro passo para fazer aflorar lideranças, e ainda reter colaboradores.
4. Saber reconhecer os trabalhos da equipe
O reconhecimento realiza maravilhas pela motivação do grupo. É muito comum que gestores se comuniquem com seus times somente sobre problemas, ignorando a circunstâncias das soluções e sucessos.
Não passe por essa falha: reconheça e comemore sempre o bom desempenho e as boas ideias.
5. Seja exemplo para sua equipe
Liderança é ação e não posição. Por isso, quando falamos em liderança pelo exemplo, estamos falando naquilo que o líder mostra na prática e que inspira, contagia e motiva os seus liderados a segui-lo pelo mesmo caminho.
Os líderes exemplares são modelos de gestores e não por acaso são os que mais se destacam nas empresas. Saiba estar atento aos seus comportamentos, seja condizente com suas palavras e não tenha medo em ser superado.
Fonte: Paulo Campos, especialista do meuSucesso