Inovação só é possível jogando no ataque

A grande maioria das pessoas tem total ciência de que seus negócios estão ameaçados, quer seja pela Inteligência Artificial, pela Internet das Coisas ou outras novidades. O grande desafio mesmo é fazer como a Amazon, Google, Facebook e outras, que surfam na maré da mudança, notando as macrotendências e adaptando-se a elas.

Os empreendedores não começam com certezas, mas com uma visão, dispostos a aprender e a desaprender continuadamente, e é com essa visão que têm de prosseguir para sobreviver ao mercado.

Você está confortável em alocar seus recursos para realizar experimentos, sem nenhuma segurança de que vão funcionar? Porque se não, você está pensando no conceito equivocado de empreendedorismo.

Para sobreviver no mundo dos empreendimentos, deve-se ter um pensamento rápido e constante, notando tudo o que ocorre em nosso país e no mundo, criando uma lógica de investimentos e de gestão organizacional. Sobreviver de seu empreendimento é fazer o mínimo necessário, sobreviver é jogar na defesa.

Empreender, entretanto, é jogar no ataque! Planejar, criar, inovar e investir! A resposta não está na sobrevivência, está em jogar no ataque, usando as práticas que as empresas de ponta usam hoje.

Como posso aproveitar o que está acontecendo para desenvolver novos negócios e formas de pensar para atingir uma nova posição de mercado?

Compare uma empresa a um organismo vivo, com anticorpos. Crescida e dona de si, a empresa possui anticorpos que protegem seu organismo contra invasores. Quando coisas novas são trazidas ao corpo, podem ser entendidas como corpos invasores, ativando os anticorpos.

Ocorre que quando o elemento é totalmente inovador é desativado e absorvido pelo corpo para criar mecanismos de defesa perfeitamente alinhados ao combate do invasor. É isso que as empresas devem fazer, ter visão e absorver as ideias que podem melhorar as próprias empresas.

.
guedesonline.com
@guedes.inovador
.
#empreendedorismo #inovação #gestão #mentoria #palestra #educação #incubação #aceleração #inovaçãoaberta #openinnovation #ecossistemaempreendedor #desenvolvimentopessoal #consultoria #aconselhamento #conselheiro #mentor

.

Fonte: Livro “A Estratégia da Inovação Radical”