Brainstorming

A intuição é a habilidade mental responsável por ideias inusitadas, padrões entre coisas desconexas e imagens mentais simbólicas. É um sistema alternativo de pensamento espontâneo, não intencional e nem consciente, que depende de alumbramentos (insights) para se tornar consciente.

Para recuperar a criatividade, tão evidente em crianças, precisamos de algumas condições: relaxamento físico e mental; atividade mental consciente atenuada; consciência passiva e receptiva; e liberdade de pensamento (livre de preocupações, convicções e paradigmas).

Por ser um processo obscuro, um estudioso pioneiro do assunto — Alex Osborn — optou por criar e divulgar em 1948 uma técnica coletiva de criatividade por livre associação de ideias: o BRAINSTORMING

Um BRAINSTORMING não dura mais que uma hora, tamanho é o cansaço mental que causa. Requer que os participantes, em pequeno número, estejam à vontade e relaxados. Requer um facilitador para anotar palpites e facilitar a intuição “coletiva”: proíbe discussões e incentiva a todos a procurar novos veios criativos.

Com criatividade, são sugeridas ideias que ultrapassam as barreiras dos paradigmas ou modelos mentais vigentes. Torna possível a descoberta e o invento.

Sabbag, Paulo Yazigi (2019-05-21T22:58:59). Inovação, Estratégia, Empreendedorismo e Crise . Alta Books. Edição do Kindle.

Sabbag, Paulo Yazigi (2019-05-21T22:58:59). Inovação, Estratégia, Empreendedorismo e Crise . Alta Books. Edição do Kindle.