Um movimento, encabeçado por grandes empresas e que se iniciou na Inglaterra no final do século passado: “Além do Orçamento” em português.
Esse movimento, defende a extinção dos modelos orçamentários tradicionais em favor de uma maior flexibilidade operacional e da descentralização dos planos empresariais.
Para entender o que é Beyond Budgeting, leve em conta que, assim como o Orçamento Matricial, as principais críticas do BBRT sobre as técnicas tradicionais estão relacionadas ao uso irracional e ao desperdício de recursos, pelos fatores descritos a seguir.
- Sobreposição de despesas, já que cada área ou centro de custo elabora um orçamento independente;
- Os gestores incham seu orçamento para cumprirem suas metas mais facilmente;
- Para contarem com os mesmos valores, ano após ano, os gestores procuram consumir todo o valor orçado, evitando cortes pela controladoria em função das verbas orçadas, mas não executadas.
Além disso, pela ausência formal do ciclo e da gestão orçamentária, seus defensores acabam considerando este processo bem mais econômico do que as abordagens tradicionais, nas quais várias pessoas são envolvidas nos momentos de planejamento e gestão do orçamento.
Orçamento Beyond Budgeting – características:
No Beyond Budgeting as metas, além de não serem fixas, são estabelecidas através de benchmarks externos ou internos (quando o valor é baseado no melhor desempenho entre as diferentes unidades operacionais de uma mesma empresa).
Outro ponto defendido pelo Beyond Budgeting é a autonomia do gestor para a tomada de decisão e para o alcance dos resultados, balanceando os indicadores operacionais, de eficiência e de gastos. A ideia é que esta autonomia se traduza em ganho de velocidade para a empresa.
As empresas que adotaram o Beyond Budgeting eliminaram o ciclo orçamentário, mas não o processo de planejamento e execução estratégica, geralmente feito através do Balanced Scorecard.
Técnica de como elaborar um orçamento Beyond Budgeting
Apesar de negarem o ciclo orçamentário formal, acabam adotando técnicas como o Rolling Budget, para construírem cenários e acompanharem a execução financeira. Normalmente, as empresas que optam por esse modelo de gestão orçamentária e atrelam sua boa execução a um modelo agressivo de remuneração variável.
Outro ponto que precisa ser considerado é que o orçamento Beyond Budgeting exige um alto grau de maturidade da empresa para ser implantado, pois se baseia na descentralização do planejamento, dos controles e na confiança estabelecida através de acordos e entregas entre os diferentes níveis hierárquicos.
Vale ressaltar também que é possível utilizar modelos híbridos, que façam uso de características provenientes de diferentes técnicas, criando um modelo específico para sua empresa.
Fonte: https://www.siteware.com.br/projetos/orcamento-beyond-budgeting/