Um influenciador pra chamar de seu

Influenciadores digitais é moda, ou traz retorno? Como decidir quando usar ou não? Se usar, qual usar? Se você tem essas dúvidas, leia este artigo!

“Na minha época” (ok, entreguei minha idade…), meus influenciadores eram (não necessariamente nessa ordem):

1 – Rock Stars
2 – Movie Stars
3 – Super Hero Stars

Mas parece que o mundo mudou… hoje tem uns caras e umas minas que pegam umas câmeras, falam de uma forma extrovertida e…. POW! 1 milhão de pessoas seguindo!

Gente? Que *&¨%¨ É ESSA ???

Vou tentar explicar de uma forma simples: a internet, a globalização, as redes e mídias sociais, os gadgets, as cameras digitais baratas, os smart-phones, os links de internet, a ACESSIBILIDADE A ISSO TUDO, criou uma janela para QUALQUER PESSOA QUE QUEIRA, criar conteúdo, publicar, divulgar e aparecer pro mundo.

Aí, se a coisa é “boa”, a turminha segue essa galera, pra consumir mais daquele conteúdo, e com o tempo, essas pessoas se tornam REFERÊNCIA, depois tornam-se AUTORIDADE nos assuntos, e com isso, geram INFLUÊNCIA.

Bem-vindo(a) À geração dos INFLUENCIADORES!

Agora, sua próxima pergunta deve ser: e minha marca? Pode se beneficiar com isso? Como?

Resposta: CLARO! ÓBVIO! DEVE!

Como? Aí já não é tão simples…

Deixa eu te perguntar uma coisa: você sabe quem é a “persona” da entrega da sua marca? (O cliente que você quer atingir, quem ele é, aonde está, o que gosta, o que não gosta etc)

Sabe? Ok. E você quer vender algo pra ele né?
Ok…

Agora vamos pensar que CERTAMENTE, existem influenciadores que esse cliente segue, e que são “influenciados”…

Agora vamos pensar que, se você promover seu produto de uma forma inteligente e discreta através desse influenciador, possivelmente o teu cliente que segue essa pessoa irá ter maior probabilidade de conhecer e consumir essa marca pois ele é…. influenciado!

Então em resumo: conheça o que o seu cliente quer / gosta, descubra quem ele segue (influenciadores), fale com esse influenciador, proponha uma forma de inserir sua comunicação ou produto no conteúdo / campanha / ativação deles, crie métricas de conversão, acompanhe, apoie…. e veja se funciona!

Pegou o conceito?
No próximo artigo tem mais!
Abs, Guedes


Luiz Guilherme Guedes é co-fundador do Grupo Epic, empresa especializada em campanhas transmídia para médias e grandes empresas, e que conta com diversos influenciadores que atingem hoje 33 milhões de seguidores.
+ [guedesonline.com] [grupoepic.com.br] [@guedesonline]