Low Touch Economy

Conheça o novo conceito mundial para economia pós pandemia 2020

O Board of Innovation cunhou o termo ‘Economia de Baixo Toque’ (Low Touch Economy).

Teremos provavelmente um tempo expandido vivendo com restrições, com limitações de encontros em espaços fechados, espaços públicos e viagens, além de novos padrões de higiene.

Nossas comunidades estão desenvolvendo novas habilidades e comportamentos em respostas a esses novos padrões que vieram para ficar.

Alguns talvez nunca queiram deixar de trabalhar remotamente, e outros talvez diminuam suas interações sociais mesmo se as restrições forem suspensas.

Muitos de nós serão mais cautelosos quando se trata de interações físicas, mas nossas emoções e necessidades por conectividade continuam por aqui e tendem a ficar ainda mais fortes.

Na Economia de Baixo Toque, coisas que não podem ser 100% digitais serão livres de toque, e aquelas que podem, irão operar 100% digitalmente. Isso significa que seu produto que antes habitava um espaço próprio, agora provavelmente estará dentro da casa de seu usuário.

Aqui estão algumas perguntas que podem ajudar você a inovar e se tornar resiliente:

  1. Qual parte ou aspecto do seu negócio ainda é relevante agora? Ou então, qual parte ou aspecto do seu negócio pode atender necessidades de seus clientes que você não percebia antes? 

Se sua receita foi profundamente afetada ou se você tem a possibilidade de testar novas coisas e explorar novos mercados, adapte-se e mude.

  1. Quais são as necessidades novas e emergentes que você tem observado de seus clientes/usuários e parceiros? As prioridades mudaram. Como você pode se adaptar a isso?

Muitas empresas tiveram que adaptar seu modelo de negócio para ficar online, criando novas experiências digitais.

  1. Como você pode redesenhar a oferta de seu produto para entregar uma nova experiência ou valor para seus clientes, e também fazer seu negócio prosperar durante a pandemia?

    Repense a experiência de seu consumidor e redesenhe sua oferta.

  1. Você ainda está fazendo negócios como se estivesse em 2019? 

A realidade mudou, e estamos vivendo o novo normal. Como você pode transformar seu produto existente em uma experiência digital? Empresas tendem a pensar sobre transformação digital como uma maneira de reduzir custos e escalar seus negócios, mas as expectativas dos usuários são bem diferentes. Uma experiência digital significa que seus usuários esperam acesso à sua oferta de produto a qualquer momento; também esperam um melhor custo-benefício e personalização. Ao se adaptar e mudar, qual produto digital você criará? Pense em sua proposta valor e em sua jornada de serviço de ponta a ponta.

Enquanto ainda estamos isolados em casa ou evitando aglomerações, é essencial pensar como acelerar ofertas digitais. Um redesenho rápido de produtos e ofertas digitais é sua maneira de continuar se mantendo relevante e resistindo à disrupção causada pelo vírus.

O primeiro passo para o desenvolvimento de um produto digital é garantir que sua equipe tenha um sistema de trabalho e os métodos de inovação adequados.


Este artigo é uma “enxugada”, baseado no artigo de Juliana Proserpio.
Leia o artigo na íntegra AQUI.