Como calcular o tamanho do MERCADO?

O primeiro erro aqui é tentar calcular o número de pessoas, quando, na verdade, o que importa, do ponto de vista de negócios, é o volume financeiro.

Dois conceitos interessantes e importantes sobre isso:

Beachhead Market (algo como “Mercado de Cabeça da Praia”) que é o primeiro mercado onde você vai atuar. A escolha desse mercado é fundamental, pois ele é o mercado que vai servir de ponte para os próximos.

Já o TAM (Total Addressable Market ou Mercado Endereçável Total) é um Sanity Check (Checagem de Saúde) do seu Beachhead Market. A ideia é simples: validar que aquele mercado tem dinheiro o bastante para financiar o começo do seu negócio e servir de base para o seu próximo passo.

Em linhas gerais, seu TAM não pode nem ser pequeno demais (não tem dinheiro), nem grande demais (muito amplo e difícil de ser atendido com qualidade no começo do negócio). Para calcular seu TAM, você precisa entender o seu mercado, e o seu mercado é o seu problema.

Busque por dados estatísticos em fontes como IBGE, IPEA e pesquisas publicadas por consultorias especializadas para entender quanto dinheiro o seu mercado movimenta.

Regra de bolso: qualquer coisa com um TAM menor que 100 milhões de reais é provavelmente muito pequeno (isso caso você queira montar um negócio altamente escalável) e qualquer coisa com um TAM maior que um bilhão é muito grande (você precisa quebrar em nichos menores para começar a atuar).


Fonte: Chaves Silva, João Vitor. 101 Perguntas e Respostas para o Empreendedor Iniciante: Conceitos, reflexões e recomendações para começar um negócio digital . Edição do Kindle.