Silent Generation: ano de nascimento entre 1928 e 1945
A geração silenciosa cresceu marcada pela II Guerra Mundial e suas consequências. Carências econômicas e horrores sociais eram as referências dos nascidos na época. Durante o período, houve uma queda demográfica, ao mesmo tempo em que surgiram líderes de movimentos pelos direitos civis.
Atualmente, esta geração corresponde a 3,5% da população mundial.
Baby Boomer: ano de nascimento entre 1946 e 1964
As condições de vida melhoraram, após a recuperação pós-guerra e, no mundo inteiro, a taxa de natalidade aumentou. Esta geração começou a envolver-se na política e, inclusive, saiu às ruas para protestar por injustiças sociais. A tecnologia, como a entendemos hoje, era algo desconhecido.
O icônico ‘Ok, boomer’, tão usado de forma desrespeitosa no Twitter, foi criado para pessoas desta geração.
Na atualidade, a geração do boom (ou boomer) supõe 15% da população mundial.
Geração X: ano de nascimento entre 1965 e 1980
Com esta geração, chega o impulso das tecnologias da época. Marca uma transição à sociedade digital, mas com raízes no analógico. De fato, surgirá uma batalha geracional com os millennials, aos que acusam de dependência à Internet.
A Geração X continua usando o Facebook, enquanto as novas gerações preferem o Instagram ou o Tik Tok.
Atualmente, representa 18,2% da população mundial.
Geração Y: ano de nascimento entre 1981 e 1996
Sim, os denominados millennials, longe do que muita gente pensa, começa a entrar na casa dos 40. Crescem em pleno boom digital e são expectadores do grande salto dado pela tecnologia no final do século XX.
O curioso é que, nesta geração, estão incluídos dois grupos. Os que superam os 30, usaram VHS e já pensam em formar uma família, e os de 20 e poucos anos, que não sabem o que vão fazer da vida e consideram-se muito jovens.
Hoje, a geração Y corresponde a 22,4% da população mundial.
Generação Z: ano de nascimento entre 1997 e 2010
Aproveita tudo que foi plantado pelas duas gerações anteriores. Nasce em um mundo globalizado, onde as distâncias são cada vez mais curtas e a Internet uma ferramenta imprescindível e estabelecida. Seus membros são autodidatas e entendem rapidamente as novas tecnologias, para surpresa das gerações prévias.
Seus ídolos passam de ser estrelas da música ou da ficção a influencers e criadores de conteúdo que movimentam milhões de pessoas com um só click. O fandom torna-se mais agressivo e as redes sociais começam a posicionar-se como algo maravilhoso e ao mesmo tempo perigoso.
A geração Z é hoje 23,7% da população mundial.
Geração Alfa: ano de nascimento entre 2010 e 2025
A atual geração é de crianças absolutamente conectadas com o mundo digital. Chama-se Alfa porque com esta letra acaba o alfabeto latino e começa o grego. Dominarão o mundo nas próximas décadas e, com tudo o que está acontecendo, veremos o panorama que encontrarão.
Atualmente, representa 17,2% da população mundial.