#atitudes
Você quer se tornar mais efetivo? Então você precisa tomar o controle da sua vida diante de todas as oportunidades e situações que surgem. A liberdade na escolha da sua resposta baseia-se em:
· autoconhecimento: para que você consiga entender seus sentimentos e pensamentos;
· imaginação: visando ser capaz de ir além da sua realidade presente;
· consciência: sua capacidade de distinguir o bem do mal;
· livre arbítrio: para alterar as emoções e pensamentos percebidos pelo seu autoconhecimento.
Uma pessoa proativa é guiada pelos seus próprios valores e diferentemente de uma pessoa reativa, ela faz questão de tomar suas próprias decisões, nunca deixando que o mundo ou os outros lhe digam o que fazer para mudar sua situação.
Se você é proativo, ninguém pode afetar seus sentimentos de forma negativa, a menos que você permita. Esta verdade não é fácil de aceitar, principalmente se você costuma colocar a culpa nos outros pelos seus problemas.
Uma vez que você aceitar que causou sua própria situação atual e que você é senhor do seu destino, você se torna capaz de mudar o seu futuro. Uma das melhores maneiras de mudar isso é transformando a sua forma de se comunicar. Use uma linguagem que condiz com essa nova realidade mental.
Se você usa frases passivas, como: “fulano de tal me deixa louco”, é hora de parar. Entenda que você está sendo reativo e permitindo que outras pessoas controlem suas emoções. Tente uma alternativa ativa, como “estou permitindo que fulano me deixe louco. O que eu poderia fazer para que isso não aconteça mais?”