hiperconexão
Vivemos tempos de liberdade em rede. Com tantas inovações tecnológicas surgindo a cada ano, as pessoas se sentem permanentemente mobilizadas para ficarem conectadas umas às outras. Ninguém tem dúvidas do quanto avançamos, com facilidades nunca antes vistas, desde o simples ato de fazer uma compra até à comunicação em questão de segundos com gente do outro lado do mundo.
Em compensação, um sentimento de solidão é aflorado. Ao mesmo tempo em que estamos todos juntos nessa aldeia gigantesca que é a internet, o mundo on-line nos mantém presos a tentativas frequentes de demonstrar o quanto nossa vida é perfeita, apegando-se às aparências.
Seus colegas de trabalho podem ter acesso a muitos aspectos pessoais em poucos cliques, fatores que podem, inclusive, ser usados contra você tanto em momentos de divergências, atacando os pontos fracos, como também por destrincharem sua personalidade em público. Ninguém está livre.
Por outro lado, esses recursos também estão disponíveis para quem busca ter um melhor convívio interpessoal no dia a dia. É possível entender os gostos e preferências de cada um de seus colegas de trabalho de acordo com perfis e postagens. É uma boa ferramenta para ser usada para entender melhor os comportamentos, habilidades e dificuldades de cada um, sempre respeitando os limites de privacidade, separando o lado pessoal do profissional.
Lembre-se que no dia a dia você lida com pessoas, que merecem respeito por suas particularidades. A hiperconectividade pode nos levar ao isolamento diante de telas, mas você não pode esquecer que trabalha com pessoas de carne e osso, ali, ao seu lado, precisando de ajuda e dispostas e auxiliarem na resolução de problemas.