Como você pode imaginar, enquanto empreendedor serial e sócio de 7 empresas, a PANDEMIA fechou todos nosso escritórios.
Foram 2 anos trabalhando de casa, realizando a famosa TRANSFORMAÇÃO DIGITAL, com reuniões (chatérrimas) via Meet, Zoom… softwares de videconferencia bons, mas… pra quem é de economia criativa: “Fvck1n Boring” 🤬
Aí passa a pandemia, e vem a pergunta; VAMOS ABRIR OS ESCRITÓRIOS? E a resposta que tive de sócios e colaboradores foi “Nem Fvd3nd0!!!” 😂
Todo mundo acostumou a trabalhar de casa, muito se mudaram, se tornando nomade digitais.
Ok. Beleza. Então temos que resover o “probleminha” da convivencia social corporativa.
Por mais que se fale que o trabalho remoto trouxe produtividade (para muitos) o que percebemos que enquanto a produtividade pessoal aumentou, a produtividade em equipe diminuiu.
Perdeu-se aquele convivio que tinhamos no escritório, com reunioes animadas, papos no café, happy hours. Aquelas coisas que nos fazem “humanos-tribais” e que sim, aumentam a comunicação interna, empatia, engajamento.
Enfim, Como resolver isso? Certamente não era com os (chatíssimos) programas de teleconferencia… 🤮
Testamos várias coisas, e uma coisa (enquanto grupo de economia criativa) tinhamos como premissa: teria que ser algo GAMIFICADO. 🤓
Encontramos entao uma “engine” de escritorio virtual gamificado, para trabalho remoto e eventos , criado por uma startup do vale do silicio, acelerada na Ycombinator, e que tinha recebido 70 milhoes de dolares da Sequoia. Bingo, era isso! 😺🙌
Criamos nosso escritorio virtual (metaverso?) do Grupo Epic usando o Gather Town e viramos PARTNERS P5 deles!
Começamos a fazer nossas reunioes diarias nele, ideações, gestão de projetos, eventos, reunioes com clientes e, quando vimos (hoje)…
… temos mais de 130 escritórios virtuais criados para médias e grandes empresas como Warner, Leroy Merlin, SAP, TV Globo e o maior evento de Cryptomoedas do mundo pra BINANCE/COINMARKETCAP com 50.000 inscritos.
Olha, esse artigo ficou longo, mas era pra dar uma idéia do que vem por aí nos próximos.