O QUE AS PESSOAS BEM SUCEDIDAS FAZEM PELA MANHÃ

Acorde cedo

Entre os segredos mais relevantes dos líderes e empreendedores de sucesso um deles consiste em acordar cedo, visando aproveitar, ao máximo, as primeiras horas do dia para dedicar cuidados ao corpo e à mente.

Ademais, eles sempre reservam um tempo para seus projetos pessoais, a fim de tornar suas rotinas mais produtivas e menos estressantes. De fato, o tempo é um ativo muito precioso.

O tempo restante do dia tende a ser consumido por problemas a solucionar, reuniões e telefonemas. Muitos indivíduos bem-sucedidos acordam, até mesmo, antes de o sol nascer.

A nossa autora aponta que cerca de 90% dos executivos despertam, durante a semana, antes das 6 horas da manhã. Indra Noovi, CEO da PepsiCo, por exemplo, acorda às 4 horas e chega ao seu trabalho às 7h30. Por sua vez, Bob Iger, CEO da The Walt Disney Company acorda, diariamente, as 4h30 para se dedicar à leitura.

Faça exercícios físicos

Os exercícios físicos ao acordar estão, também, entre as práticas mais comuns das pessoas bem-sucedidas. Algumas vão a academias, enquanto outras levantam pesos em suas próprias casas.

Essa iniciativa evita atrasos e, ainda, ajudar a reduzir os níveis de estresse, melhorando a qualidade do sono e amenizando os efeitos de dietas ricas em gordura. Ursula Burns, CEO da Xerox, se exercita, com um personal trainer, duas vezes a cada semana, entre as 6  e as 7 horas da manhã.

Essas pessoas são incrivelmente ocupadas. Logo, se elas encontram o tempo necessário para a prática de exercícios físicos, é porque essa medida é, realmente, de suma importância.

Adiante projetos

As horas silenciosas das manhãs podem ser ideais para focar em projetos importantes, sem sofrer interrupções. Dar atenção a esse tipo de tarefa após sair da cama impedirá distrações provenientes de amigos, familiares ou outras atividades.

A autora utiliza o exemplo de Debbie Moysychyn, uma estrategista de negócios que, frequentemente, se via sufocada por vários contratempos e reuniões em sua jornada laboral.

Moysychyn decidiu dedicar as suas manhãs a um determinado projeto, baseando-se no princípio de que nenhum de seus colegas conseguiria tirar a sua concentração até, pelo menos, 6 horas.

Invista em networking

Suas manhãs podem ser excelentes para se encontrar com os seus contatos para um café. Para Vanderkam, o fortalecimento dessas relações no café da manhã tende a ser mais produtivo e menos agitado quando comparado com jantares ou almoços.

O empreendedor e advogado Christopher Colvin, de Nova York, criou um grupo para alunos de 8 universidades estadunidenses. Colvin desperta diariamente às 5h30, a fim de passear com seu cão e, depois, ler.

Contudo, as suas quartas-feiras são separadas para participar ativamente de suas redes de contato. Como resultado, ele se sente mais criativo e disposto, enquanto, no fim do dia, sua mente está mais agitada.

Atualize e/ou leia as suas redes sociais

É muito difícil, em pleno expediente, parar o fluxo de atividades para destinar atenção às redes sociais, não é mesmo? Assim, o período matutino, antes de iniciar o seu trabalho, poderá ser um excelente momento para checar redes sociais e e-mails.