Para projetar o potencial dessa tecnologia, é necessário compreender qual a essência de seu funcionamento. Isso porque além deles modificarem toda nossa forma de entender a centralização de processos, eles também carregam muito de filosofia, cultura e ideologia.
O blockchain não é apenas um produto que você liga e usa. Na verdade, ele dá a possibilidade de usar outros produtos, mesmo que você desconheça sua existência por trás desses mesmos produtos. Em resumo, o tema deste microbook é um sistema que dá a possibilidade de rastrear o envio e o recebimento de informações por meio da internet. São pedaços de códigos gerados na rede, carregando dados conectados como se fossem blocos de informações formando uma corrente. Por isso o nome em inglês: blockchain.
Esse sistema permite a transação e funcionamento das criptomoedas, como são chamadas as moedas digitais. Esse conceito foi definido em um artigo acadêmico publicado em 2008 por Satoshi Nakamoto, pseudônimo do suposto criador dos bitcoin.
No artigo científico intitulado “Bitcoin: um sistema financeiro eletrônico peer-to-peer”, o blockchain é definido como uma rede que marca o tempo das transações, colocando-as em uma cadeia contínua formando um registro que não pode ser alterado sem refazer todo o trabalho. Em resumo, podemos definir o blockchain como uma tecnologia criada inicialmente para que os bitcoin pudessem existir, mas com possibilidades que vão muito além das criptomoedas.
Por isso, não se confunda. O blockchain não é a mesma coisa que os bitcoin, mas é a tecnologia que está por trás dessa nova forma de realizar transações financeiras.
Aprofunde: https://cursos.epicacademy.com.br/stm-lessons/blockchain-para-negocios/