Antes de entender o que é digital branding, precisamos compreender em detalhes o conceito mais tradicional de… branding. O termo em inglês é usado para indicar o nome, design, símbolo, ou qualquer outro atributo que identifique um bem ou serviço do vendedor como diferente do de outros vendedores.
A palavra brand, que em inglês significa marca, deriva de brandt, que em norueguês antigo indicava queimar. Essa expressão era usada no sentido de marcar o gado ao gravar em ferro e fogo a marca do proprietário do animal.
Com o passar do tempo, o termo branding passou a ser usado para abarcar um conjunto amplo de fatores sobre marcas de empresas. Reunia identidade visual, pensamentos, sentimentos, percepções, imagens, experiências, crenças, atitudes, e outras características que se associam à marca.
Tudo isso ligado a branding nos remete à experiência daquele serviço ou produto. A marca, na realidade, nada mais é que a personalidade do produto ou do serviço. Se conhecemos uma marca apenas pelo que ouvimos falar, nossas informações permanecem superficiais e temos dificuldades em pensar que toda a imagem foi projetada de maneira detalhada.
E, em tempos de mídias digitais, podemos conversar diretamente com nossos clientes, sem que o diálogo seja uma via de mão única. É possível dialogar e ouvir diretamente o público-alvo, para o bem ou para o mal.
O digital branding trabalha diretamente na imagem de sua marca nos diversos canais da web. Podemos defini-lo como a soma de todas as experiências do usuário on-line.
Aprofunde: https://cursos.epicacademy.com.br/stm-lessons/digital-branding/