Se você não tiver equilíbrio orçamentário, não haverá planejamento financeiro familiar que dê conta de uma vida econômica mais saudável. O básico é gastar menos do que se ganha e investir a diferença com regularidade. Só assim será possível tornar os sonhos uma realidade, já que eles, inevitavelmente, envolvem custos.
Quando se tem o costume de gastar todo o dinheiro disponível no saldo bancário, a constatação básica é de que os hábitos financeiros são irresponsáveis, já que negligenciam a necessidade de reservas para o futuro. Por outro lado, se você tem disciplina para controlar as dívidas, mas não o suficiente para ter sobras regulares, também há um problema a ser trabalhado.
Não é só ter controle, mas adquirir conhecimento detalhado dos gastos mensais e adotar iniciativas que viabilizem uma poupança regular, dando mais qualidade para o consumo e permitindo pequenos luxos de vez em quando.
E isso nem é tão trabalhoso quanto parece. Lance seus gastos em uma planilha de orçamento doméstico, comparando-os com outros meses e refletindo sobre prioridades de consumo. O que não é necessário pode ser equacionado até uma redução. Você pode usar planilhas de Excel ou anotar tudo no papel.
Não tem segredo e não precisa ser nada mirabolante. Só de fazer esse controle, você já começa a deixar sua vida financeira muito mais saudável do que a da maioria das pessoas.
Aprofunde: https://cursos.epicacademy.com.br/stm-lessons/como-organizar-sua-vida-financeira/