O novo gerenciamento

Existe uma nova forma de gerenciamento de todos os campos da vida. Quando aplicada a grandes questões, nos permite fugir do mundo atual em que tudo e todos acabam tendo um preço. Esse sistema de gestão é muito bem projetado e permite que grupos diferentes de pessoas façam juntos o que não poderiam executar sozinhos. 

Parece mágico? Pois trata-se da mesma maneira como funcionam os trens e aviões em que viajamos, programas de televisão que assistimos e até a comida que compramos. De maneira invisível, todas as partes relevantes de um processo atuam em conjunto para um bem comum. 

Os avanços tecnológicos do século XX só foram possíveis devido a atuações coletivas, que resultaram em conquistas possíveis de serem utilizadas por todos nós. Na virada do século, o individualismo exacerbado deixou essa conduta para trás e cada um de nós se sente autossuficiente o bastante para ignorar as necessidades dos vizinhos. 

Sem satisfação coletiva, diminuem as chances de realizações individuais. Da mesma forma que as grandes organizações precisam do trabalho de seus membros, também chegou a hora de repensar o trabalho de cada um de nós como sociedade. 

Pensar apenas em reclamar de governantes e poderosos, sem nos colocarmos como corresponsáveis de todas as tragédias e conquistas cotidianas, é um pensamento retrógrado. Dos desafios climáticos à desigualdade social, só podemos encarar essas lutas tomando cada um para si a responsabilidade de atuação em prol do conjunto, seja ele uma cidade, um país ou mesmo todo o mundo. 

Aprofunde: https://cursos.epicacademy.com.br/stm-lessons/the-second-curve/