o sucesso no desenvolvimento de produtos

Muitas iniciativas de produto fracassam, e isso se deve ao processo antiquado que muitas pessoas ainda usam (Ideação – Roadmap – Exigências – Design – Desenvolvimento – Teste – Utilização). Essa linha de produção, que se aproxima do modelo das indústrias da revolução industrial, ainda que ágil, tem problemas sérios.

O principal problema desse processo em cascata é que todo o risco se acumula no fim. A validação do cliente acontece muito tarde. Produtos precisam entregar soluções, e é necessário saber se ele é capaz de atingir isso antes de entrar em desenvolvimento. Dessa maneira, é possível evitar gastar tempo e dinheiro com projetos infrutíferos. 

Portanto, os três princípios que levam ao sucesso no desenvolvimento de produtos são:

  • Os riscos precisam ser abordados com antecedência, em vez de aparecerem só no final. Esses riscos vão desde o risco de valor, risco de usabilidade, risco de viabilidade, risco de viabilidade do negócio e assim por diante;
  • Produtos precisam ser definidos e projetados colaborativamente, não em cascata. É necessário que a equipe de engenharia implemente requisitos que conversem com as equipes de design, de produto e assim por diante. Soluções movidas à tecnologia precisam ser bem amarradas e funcionais;
  • O produto deverá tratar da entrega de soluções e garantir que a solução resolva os problemas subjacentes, sem criar nenhum novo.
  • Assim, o produto precisa ser holístico, possuir funcionalidades úteis e ter monetização associada à funcionalidade, além de ter um bom design de experiência do usuário e conseguir atrair e adquirir usuários e clientes.